Você está em: Home|Atestado de Qualidade

Siga a Medsonic Facebook Youtube

CONTROLE DE QUALIDADE

As imagens (Modo – B) usadas no diagnóstico em ultrassom devem passar por um criterioso sistema de avaliação. Isto porque a análise clínica é muito subjetiva, tornando o profissional dependente do bom funcionamento dos componentes do ecógrafo (transdutor, monitor, vídeo-printer…). O crescente uso desta técnica e o número de indivíduos expostos por esta modalidade fizeram com que a necessidade de avaliar a eficiência e o correto uso dos equipamentos de ecografia tornar-se imprescindível.

Uma análise criteriosa nos equipamentos demonstra que o desempenho varia com o tempo de uso e possibilita a verificação de degradação na qualidade da imagem. Desta forma, identifica-se a necessidade em se aplicar um programa de testes rotineiros avaliando os níveis de desempenho do equipamento durante sua vida útil. Além disso, deve ser certificada a qualidade da imagem de uma maneira objetiva, caracterizando variações sutis.

Através de um protocolo de controle de qualidade é possível avaliar qualitativa e quantitativamente o desempenho de um equipamento de ecografia, garantindo que o sistema opere em um nível desejado de qualidade, determinando a necessidade ou não de ações corretivas. Todos os testes são baseados em normas da AAPM (Associação Americana de Físicos em Medicina) e da AIUM (Instituto Americano de Medicina em Ultrassom).

DESCRIÇÃO DOS TESTES DE CONTROLE DE QUALIDADE INCLUSOS NA AVALIAÇÃO DOS TRANSDUTORES

:: Inspeção Física e Mecânica;
::Teste de Uniformidade da Imagem Ecográfica;
::Profundidade de Visualização;
::Exatidão de Medida de Distância Horizontal;
::Exatidão de Medida de Distância Vertical;
::Discernibilidade de Massas de Baixo Espalhamento;
::Resolução de Detalhe Axial;
::Resolução de Detalhe Lateral;
::Resolução de Alto e Baixo Contraste.